Brigada de incêndio: qual é a importância?

Posted on

Brigada de incêndio é uma equipe interna da instituição que tem como objetivo saber agir frente à situações de incêndio que colocam os funcionários em risco

Entretanto, a importância de uma Brigada de Incêndio é muito mais complexa, indo além de apenas obrigações legais. Entenda o seu papel para o ambiente empresarial.

Leia também:

brigada-de-incendio

O que é uma brigada de incêndio?

A brigada de incêndio é um grupo de caráter obrigatório, assegurado por lei, em empresas públicas e privadas. As regras que regem a modalidade estão de acordo com a CLT (Consolidação das Leis de Trabalho.) Os requisitos que regem a obrigação são previstos pela NR 23, que determina os procedimentos e protocolos necessários.

Quem pode fazer parte?

O grupo deve ser formado por um número de pessoas voluntárias, que passam a maior parte do seu tempo no espaço físico da empresa. Os funcionários em questão passam por treinamentos. Essas capacitações garantem que estejam aptos a auxiliar a equipe em caso de incêndio.

O ideal é que os brigadistas tenham boas condições físicas, controle emocional e ao menos um ano de empresa.

brigada-de-incendio

Como funciona o treinamento?

O treinamento da Brigada de Incêndio é oferecido de forma prática e teórica. O conteúdo envolve noções sobre combate a incêndios, salvamentos e primeiros socorros.

Uma vez treinados, os brigadistas têm a responsabilidade de identificar riscos no local de trabalho, elaborar e emitir relatórios e fiscalizar o estado dos equipamentos de segurança.

Entenda a importância da Brigada de Incêndio

A função principal de uma Brigada de Incêndio é preservar a vida dos funcionários e os bens da instituição. É a equipe responsável por situações de inícios de incêndio e prestação de primeiros socorros. O brigadista realiza os procedimentos básicos até que o socorro chegue. Todo o treinamento é dedicado a trabalhar atitudes para agir em situações críticas.

A brigada de incêndio é obrigatória em empresas de vinte funcionários ou mais.

AVCB

A empresa precisa ser vistoriada pelo Corpo de Bombeiros e obter o AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros) que determina se a empresa está de acordo com os protocolos de segurança.

As normas variam em nível estadual, ou seja, cada unidade da federação define suas próprias especificações. A partir da avaliação do Corpo de Bombeiros, a empresa recebe o documento que é válido por um tempo determinado.

Precisa de um projeto de combate a incêndio? Entre em contato conosco!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *