Os dados são alarmantes: em 2017, os casos de incêndios domésticos cresceram 44%
E é inadmissível fechar os olhos para essa realidade. Com a fumaça preta tomando conta do céu das cidades, falar em prevenção é um debate necessário. Afinal, os incêndios domésticos podem ocorrer com qualquer família, trazendo prejuízos não só materiais, mas humanos.
Numa residência, a cozinha é o principal cômodo causador dos incêndios. Todavia, algumas atitudes básicas podem mudar esse cenário. Confira a seguir como prevenir incêndios domésticos.
Atenção ao cozinhar
O uso consciente do fogão é o principal foco na prevenção do incêndio. Por mais que seja uma atividade do dia a dia, o ato de cozinhar deve ser acompanhado de muita atenção. Por isso, evitar a presença de materiais inflamáveis perto do fogo é um dos cuidados essenciais.
O esquecimento da comida no fogo pode provocar o superaquecimento das panelas, desencadeando diversos problemas. Acompanhar o cozimento dos alimentos é essencial para garantir uma cozinha mais segura.
Crianças fora da cozinha
As crianças não possuem habilidade para lidar com a cozinha. Por esse motivo, somente os adultos devem circular com frequência pelo ambiente enquanto o fogão está sendo usado. Além de um incêndio, a criança pode se queimar com utensílios quentes e gerar transtornos maiores.
Fósforos e isqueiros devem ficar longe do alcance das crianças. Esses instrumentos, quando manuseados de forma incorreta, podem provocar fogo indesejado.
Vazamento de gás
O Gás de Cozinha (ou Gás Liquefeito de Petróleo) é um combustível altamente inflamável. A substância não possui cheiro. O cheiro que conhecemos é inserido propositalmente, exatamente para que o usuário identifique o vazamento.
Caso perceba o vazamento de gás, nunca acenda as luzes ou qualquer instrumento gerador de fogo. Abra as janelas e aguarde para que todo o gás exale. Explosões podem ocorrer em situações bastante comuns como essa.
Nunca utilize água para conter o calor
Em caso de fogo em uma panela com óleo, nunca utilize água para conter a chama. A adição do líquido favorece o aumento do fogo, direcionando-o a outros cantos da cozinha.
Incêndios na cozinha: Verifique as válvulas
Terminou de cozinhar? Verifique as válvulas de liberação do gás. Elas só devem estar abertas caso o produto esteja em uso. Ao terminar de cozinhar, mantenha-as fechadas.
Faça o Projeto de Gás GLP
O Projeto de Gás GLP é essencial para a escolha adequada dos componentes, adequação às normas e execução com segurança. Proteja a sua família! Entre em contato conosco e saiba mais sobre o Projeto de Gás GLP!