SPDA: o que é? Sua edificação precisa?

Posted on

Entenda todos os detalhes sobre o Sistema de Proteção Contra Descargas Atmosféricas (SPDA) e se sua edificação precisa dele

O Sistema de Proteção Contra Descargas Atmosférias (SPDA) é um projeto que visa proteger edificações, antenas, instalações em geral e pessoas contra descargas atmosféricas. Os sistemas são dispostas em áreas superiores às edificações/estruturas, proporcionando um caminho das descargas atmosféricas, pela terra, mais seguro.

O investimento em um SPDA visa proteger pessoas e equipamentos contra os efeitos das descargas atmosféricas que, em grande escala, podem causar danos.

Apesar de proteger a edificação e as pessoas, é importante frisar que o SPDA não evita a ocorrência de descargas atmosféricas. O sistema visa atrair e dispersar no solo as descargas recebidas. Isso evita incêndios, explosões e problemas graves.

Em quais casos o SPDA é necessário?

De acordo com a Norma Regulamentadora 10, todo estabelecimento que tenha potência instalada superior a 75KW deve possuir o sistema. As empresas são responsáveis por construir e garantir as manutenções do SPDA, a fim de proporcionar mais segurança para a edificação, para os equipamentos e para as pessoas que ali estão.

O Corpo de Bombeiros exige o SPDA, ainda, para prédios com altura superior à 30 metros e instalações industriais/comerciais com área construída superior a 1500m². Áreas de periculosidade, como depósitos de materiais explosivos e inflamáveis, por exemplo, também devem obter o SPDA.

Além dos casos já citados, o Corpo de Bombeiros pode definir obrigatoriedade para outras situações que apresentem periculosidade.

Se a sua edificação se enquadra nas exigências do Corpo de Bombeiros e na NR 10, garanta o Sistema de Proteção Contra Descargas Atmosférias!

Converse com nossos engenheiros e saiba mais sobre o desenvolvimento do projeto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *