Brigada de incêndio é uma equipe interna da instituição que tem como objetivo saber agir frente à situações de incêndio que colocam os funcionários em risco
Entretanto, a importância de uma Brigada de Incêndio é muito mais complexa, indo além de apenas obrigações legais. Entenda o seu papel para o ambiente empresarial.
Leia também:
O que é uma brigada de incêndio?
A brigada de incêndio é um grupo de caráter obrigatório, assegurado por lei, em empresas públicas e privadas. As regras que regem a modalidade estão de acordo com a CLT (Consolidação das Leis de Trabalho.) Os requisitos que regem a obrigação são previstos pela NR 23, que determina os procedimentos e protocolos necessários.
Quem pode fazer parte?
O grupo deve ser formado por um número de pessoas voluntárias, que passam a maior parte do seu tempo no espaço físico da empresa. Os funcionários em questão passam por treinamentos. Essas capacitações garantem que estejam aptos a auxiliar a equipe em caso de incêndio.
O ideal é que os brigadistas tenham boas condições físicas, controle emocional e ao menos um ano de empresa.
Como funciona o treinamento?
O treinamento da Brigada de Incêndio é oferecido de forma prática e teórica. O conteúdo envolve noções sobre combate a incêndios, salvamentos e primeiros socorros.
Uma vez treinados, os brigadistas têm a responsabilidade de identificar riscos no local de trabalho, elaborar e emitir relatórios e fiscalizar o estado dos equipamentos de segurança.
Entenda a importância da Brigada de Incêndio
A função principal de uma Brigada de Incêndio é preservar a vida dos funcionários e os bens da instituição. É a equipe responsável por situações de inícios de incêndio e prestação de primeiros socorros. O brigadista realiza os procedimentos básicos até que o socorro chegue. Todo o treinamento é dedicado a trabalhar atitudes para agir em situações críticas.
A brigada de incêndio é obrigatória em empresas de vinte funcionários ou mais.
AVCB
A empresa precisa ser vistoriada pelo Corpo de Bombeiros e obter o AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros) que determina se a empresa está de acordo com os protocolos de segurança.
As normas variam em nível estadual, ou seja, cada unidade da federação define suas próprias especificações. A partir da avaliação do Corpo de Bombeiros, a empresa recebe o documento que é válido por um tempo determinado.