A Brigada de Incêndio é um grupo dedicado à atuar em situações de incêndio, reduzindo os possíveis danos
O incêndio é um dos perigos reais que podem afetar as empresas. Por isto, o problema deve ser entendido e medidas devem ser tomadas afim de evitá-los. A Brigada de Incêndio é uma destas atitudes preventivas.
O grupo, formado por funcionários da própria instituição, deverá ter a capacidade técnica de lidar com a presença de fogo e reduzir os riscos.
Entenda a brigada de incêndio e o passo a passo para criar este grupo.
Leia também:
A brigada na prática
Basicamente, a brigada de incêndio tem o objetivo de reduzir os danos em casos de incêndio. A equipe é capacitada para intervir em emergências e auxiliar a equipe.
A composição da brigada de incêndio
A NR 23 é a responsável por determinar os parâmetros da brigada de incêndio. De acordo com as exigências, a brigada de incêndio deve ser composta por funcionários da instituição.
Eles devem ser voluntários e precisam passar boa parte do seu tempo em um mesmo local, exatamente para estar apto a intervir em situações de necessidade.
Conheça as funções presentes na brigada de incêndio:
- Brigadistas: responsáveis por avaliar os riscos, efetuar os primeiros socorros, orientar a equipe. Em suma, este é o responsável por presar pela vida de todos os funcionários;
- Líder: mais comum em grandes empresas, é o responsável por um setor ou pavimento;
- Chefe: é o responsável pela coordenação e execução das ações emergenciais;
- Coordenador geral: é o responsável por coordenar as ações de emergência de todos os pavimentos/setores.
O treinamento
O treinamento é uma etapa extremamente importante, já que apresenta aos voluntários a complexidade de situações reais de emergência. A coordenação destas atividades é de responsabilidade do Corpo de Bombeiros do município.
Para estarem aptos a compor a equipe, é exigido que:
- Permaneçam na edificação durante a jornada de trabalho;
- Possuam boa saúde física e mental;
- Possuir bom conhecimento da edificação;
- Ser alfabetizado;
- Ser maior de 18 anos.
Após o treinamento, os participantes recebem certificação que deverá ser renovada atualmente.
Novo treinamento
Caso 50% dos seus membros sejam alterados, o treinamento e emissão do atestado deverão ser realizados novamente. Caso não ocorra mudanças, é requisitada apenas a reciclagem.