Os altos índices de ocorrências de incêndios aumentam a necessidade de se haver treinamentos de emergência nas empresas
Edifícios, grandes fábricas e galpões geralmente são os maiores focos do treinamentos de emergência. Mas, na verdade, nem mesmo os pequenos escritórios estão livres do risco de incêndio. E a falta de conhecimento e preparação são capazes de acentuar ainda mais o caos.
Uma equipe descapacitada e com os treinamentos de emergência em dia propiciará o pânico, piorando a situação e colocando vidas e patrimônio em risco. Quedas, pisoteamentos e obstrução de pontos de evacuação são alguns dos impactos de uma equipe sem treinamentos de emergência em situação de incêndio.
Além de importante para a tomada de posturas adequadas em situações de incêndio, os treinamentos de emergência promovem maior atenção no manuseio de máquinas e melhor uso de equipamentos de segurança. Entenda a seguir as melhores práticas para implementar treinamentos de segurança em sua empresa.
Envolva todos os colaboradores nos treinamentos de emergência
Um dos passos principais para uma boa aceitação dos colaboradores é envolvê-los nos treinamentos de emergência. Tais medidas devem ser vistas, tanto pela diretoria, quanto pelos colaboradores, como uma prioridade.
Apostar em campanhas internas de marketing para a promoção de boas práticas de segurança e propor atividades dinâmicas e realistas são questões fundamentais para criar a cultura de segurança dentro da empresa. Lembre-se: a prevenção contempla positivamente à todos, então é importante que os colaboradores estejam envolvidos.
Leia também…
Sinalização de segurança: entenda a importância!
Entenda as vantagens do Projeto Elétrico Predial
Manutenção rigorosa dos equipamentos de segurança
O volume de circulação de pessoas, as atividades desempenhadas e as características de cada edificação fazem com que seja necessário a presença dos equipamentos de segurança. Mas tal preocupação deve ser constante, não se limitando somente à instalação.
Caixas e extintores de incêndio são alguns dos equipamentos de segurança obrigatórios mais conhecidos. Mas além de constarem no local de trabalho, eles requerem uma manutenção rigorosa afim de garantir seu bom funcionamento. A revisão periódica certifica que tais equipamentos estão aptos caso seja necessário utilizá-los.
Treinamentos de emergência: Criação da Brigada de Incêndio
Há pessoas que possuem maior controle emocional e habilidade para lidar com adversidade. Na criação da Brigada de Incêndio são esses os funcionários ideais, já que o grupo é capacitado para atuar na prevenção e até no combate de incêndios graves.
Nenhum sistema moderno de prevenção tem bom funcionamento caso seja utilizado de forma inadequada. Por esse motivo a criação da Brigada de Incêndio é importante para capacitar funcionários a:
- Primeiros socorros;
- Abandono da edificação;
- Combate aos incêndios.
Conte com a Rodrigues Projetos!
Garanta a segurança que sua empresa precisa! Entre em contato conosco e saiba mais!