O sistema de hidrantes é um recurso associado à prevenção de incêndios
Utilizado para preservar a segurança das pessoas que circulam pela edificação, ele é extremamente importante. Confira as principais características deste sistema.
Em quais situações os hidrantes se fazem necessários?
A presença do sistema de hidrantes se faz necessária desde edificações residenciais, edificações comerciais e em ruas. Os hidrantes devem estar acessíveis para uso imediato.
Contudo, cada ambiente possui suas necessidades individuais. Neste caso, existem tipos diferentes de hidrantes a serem instalados. A escolha do modelo é feita no desenvolvimento do Projeto de Segurança Contra Incêndios.
Tipos de hidrante
Conforme já dito, existem modelos diferentes de hidrantes. A finalidade é basicamente a mesma: atuar na prevenção e possível controle de incêndios. Mas cada situação requisita um modelo diferente do equipamento. Conheça.
Hidrante de Solo
O Hidrante de Solo (ou Urbano) é um dos modelos mais conhecidos. Isto porque a sua presença nas ruas é muito comum.
Este modelo só pode ser utilizado pelo Corpo de Bombeiros, pois sua abertura depende de uma chave específica, que fica sob posse do órgão. O hidrante de solo possui 1 ou mais saídas para mangueiras e alguns possuem válvula para controle do volume de água.
Hidrante Industrial
O Hidrante Industrial tem funcionamento utilizando a água da Reserva Técnica de Incêndio, podendo ter diversas configurações de acordo com as necessidades da indústria.
Hidrante de Parede
O Hidrante de Parede é utilizado em residenciais e comércios. A Brigada de Incêndio, no caso das empresas, deve ser treinada para utilizar o equipamento em situações de necessidade.
Os Hidrantes de Parede são instalados no interior das caixas de incêndio que contém esguicho regulável, chave de mangueira e mangueiras de incêndio.
Hidrante de Recalque
É encontrado, normalmente, em frente às edificações e é utilizado para que os bombeiros alimentem o sistema, garantindo que haja água com pressão suficiente para combater o fogo.
A execução do Sistema de Hidrantes
Os sistemas de Hidrantes devem ser executados seguindo as mínimas exigências contidas nas instruções técnicas do Corpo de Bombeiro Militar, NBR 13714, ou normas internacionais renomadas, quando estas oferecerem maior nível de segurança como, por exemplo, a NFPA.
Todos materiais devem ser compatíveis aplicações e fabricados conformes normas técnicas Nacionais e/ou Internacionais, com utilização preferencial de equipamentos certificados por Órgãos renomados internacionalmente, como a UL/FM.
Os componentes do sistema de hidrantes
- Reservatório de Incêndio;
- Bomba(s) de incêndio;
- Painel de Alimentação elétrica e comando da(s) Bomba(s);
- Cavalete de automação;
- Rede de Tubos;
- Pontos de Hidrantes, com válvulas, abrigos, mangueiras e acessórios;
- Hidrante de recalque.