O Projeto Elétrico Predial é responsável por garantir segurança e eficácia de toda instalação elétrica
Elaborado por profissionais de nível técnico ou engenheiros elétricos certificados pelo CREA, o Projeto Elétrico Predial tem um caráter essencial para a edificação como um todo.
Leia também…
Um projeto como este deve estar adequado às normas de segurança vigentes. Seu principal objetivo é considerar e eliminar todos os possíveis riscos e garantir o bom funcionamento de toda a instalação elétrica. Por esse motivo, o desenvolvimento cuidadoso e antenado às tecnologias de ponta fazem a diferença.
O que compõe o Projeto Elétrico Predial?
O Projeto deve direcionar o desenvolvimento dos itens fundamentais em espaços que dependem da eletricidade para funcionar. Em geral, os itens que compõem o projeto são:
- Quadros de alta, média e alta tensões;
- Cabine de energia;
- SPDA – Sistema de Proteção Contra Descargas Atmosféricas;
- Rede de aterramento;
- Canteiro de obras.
Objetivos e benefícios
O Projeto deve garantir excelência no estudo, planejamento e execução do serviço. Proporcionando, assim, maior conforto, segurança, durabilidade e bom funcionamento. Mas apesar de importante para todas as edificações, cada planejamento deve ser feito de acordo com as peculiaridades de cada projeto.
Além de garantir bom funcionamento, o Projeto Elétrico Predial objetiva o melhor custo-benefício, considerando as soluções mais inteligentes e viáveis para a edificação em questão.
Etapas do projeto
A elaboração do projeto consiste em um passo a passo básico. A primeira etapa é fazer o levantamento de informações que implicarão no projeto.
- Considerar, junto ao cliente/arquiteto, todos os desenhos do projeto arquitetônico;
- Verificação de todos os demais sistemas a serem implantados (tubulações, ar condicionado, etc);
- Cronograma da obra.
Embasado nas necessidades e peculiaridades da edificação, a equipe responsável desenvolverá as demais etapas do projeto, planejando e acompanhando a execução.