A iluminação é um dos componentes mais importantes de um projeto. Por este motivo, o Projeto Luminotécnico é amplamente requisitado em qualquer edificação
Antes acreditava-se que a iluminação fosse uma das últimas etapas de um projeto arquitetônico. Hoje esta visão está completamente mudada: sabe-se que a luz deve ser pensada com amplo aproveitamento.
Buscando maior autonomia e versatilidade, o Projeto Luminotécnico é cada vez mais requisitado e explorado. Confira os benefícios de se investir em um Projeto Luminotécnico.
Diversas possibilidades para um mesmo ambiente
O planejamento e execução adequados de um projeto de iluminação garantem ao ambiente maior versatilidade. Lembre-se: o desenvolvimento de um projeto de iluminação abrange tanto a tecnologia, quanto as necessidades de uso do ambiente.
Com o projeto de iluminação, há inúmeras possibilidades do aproveitamento de espaço.
- Iluminação difusa: são caracterizadas pelas lâmpadas posicionadas no centro dos ambientes;
- Iluminação direta: concentra o foco de luz em um objeto;
- Iluminação indireta: são aplicações mais intimistas, geralmente embutidas.
Leia também…
Projeto de Gás GLP: mais segurança para você e sua família
Saiba mais sobre a porta corta fogo
Aproveitamento da luz
Cada caso é um caso. Mas em todos eles, a estrutura do ambiente deve ser pensada estrategicamente. Investir num projeto luminotécnico é garantir maior aproveitamento da luz natural e otimização dos dispositivos elétricos.
Em um ambiente comercial com baixa incidência de luz natural, por exemplo, o projeto deve ser ainda mais minucioso. É dever deste estudo propor soluções que contribuam positivamente com o uso do espaço.
Os benefícios são evidentes em pequeno-médio prazo, com ambientes muito mais funcionais e sem desperdícios.
Soluções eficientes e pouco poluentes
O profissional capacitado para desenvolver um projeto de iluminação tem amplo conhecimento das tecnologias mais avançadas e eficientes. Com uma preocupação ambiental cada vez mais acentuada, é preciso não só pensar na estrutura do projeto, mas em seu impacto ambiental.