Confira toda a relação de laudos técnicos que seu empreendimento precisa para se manter adequado à legislação
As instalações elétricas de uma edificação são desenvolvidas conforme as normas vigentes da sua época. Mas com o passar do tempo, essas estruturas podem sofrer desgastes e precisar de reformulações para continuar garantindo uma edificação segura. É nesse caso que os laudos técnicos entram em cena: objetivando atestar, após inspeções, a adequação das instalações à legislação.
Por se tratarem de instalações minuciosas e detalhistas, o projeto elétrico das edificações exige inspeções e laudos técnicos periódicos afim de identificar possíveis falhas. Entenda a seguir o procedimento de inspeções e por quê elas são extremamente importantes.
O que são laudos técnicos?
Laudos técnicos são documentos, em forma de relatórios, emitidos a partir de vistorias de profissionais capacitados. Todas as inspeções são fundamentadas nas normas de segurança vigentes. Elas visam garantir a segurança do local e de todas as pessoas que o frequentam.
O que deve ser feito no laudo técnico?
Afim de extrair o maior volume de informações possíveis, as vistorias realizadas incluem:
- Testes;
- Registros fotográficos;
- Anotações de informações.
O laudo técnico é exigido por diversas instâncias, como o Corpo de Bombeiros, o Ministério do Trabalho e a Prefeitura Municipal. Todos os órgãos envolvidos na segurança e na regularidade dos estabelecimentos exigem as inspeções e laudos.
Mas afinal: quais laudos são necessários?
Laudo de Instalações Elétricas
O Laudo de instalações elétricas é o responsável por analisar toda a instalação elétrica da edificação. O documento é emitido após a realização de vistoria e teste dos componentes do sistema. Veja a seguir as avaliações realizadas por esse laudo:
- Levantamento de carga e componentes de cada painel;
- Inspeção dos quadros de distribuição com câmera térmica – termografia;
- Inspeção das instalações elétricas e mapeamento dos circuitos elétricos;
- Medição das grandezas elétricas em pontos aplicáveis.
Recomenda-se realizar o Laudo de instalações elétricas a cada 12 meses.
Laudo de Instalações Preventivas Contra Incêndio
O Laudo de Instalações Preventivas Contra Incêndio – ou Laudo PPCI – visa garantir a segurança em casos de incêndio. São realizadas inspeções visuais da iluminação e sinalização de emergência, bem como os detectores de incêndio e alarmes. A disposição dos componentes também é vistoriada.
Os testes em iluminações e sinalizações de emergência devem ser feitos a cada 6 meses. A vistoria do sistema completo tem validade de 3 anos para ambientes que há aglomeração de pessoas.
Clique aqui e entenda a importância da sinalização de emergência
Adeque sua edificação à legislação!
Manter as inspeções e laudos em dia é garantir segurança. A Rodrigues Projetos é especialista em Projetos Elétricos e Projetos Contra Incêndio.