Laudos técnicos: de quais a sua empresa precisa?

Posted on

Confira toda a relação de laudos técnicos que seu empreendimento precisa para se manter adequado à legislação

As instalações elétricas de uma edificação são desenvolvidas conforme as normas vigentes da sua época. Mas com o passar do tempo, essas estruturas podem sofrer desgastes e precisar de reformulações para continuar garantindo uma edificação segura. É nesse caso que os laudos técnicos entram em cena: objetivando atestar, após inspeções, a adequação das instalações à legislação.

Por se tratarem de instalações minuciosas e detalhistas, o projeto elétrico das edificações exige inspeções e laudos técnicos periódicos afim de identificar possíveis falhas. Entenda a seguir o procedimento de inspeções e por quê elas são extremamente importantes.

O que são laudos técnicos?

Laudos técnicos são documentos, em forma de relatórios, emitidos a partir de vistorias de profissionais capacitados. Todas as inspeções são fundamentadas nas normas de segurança vigentes. Elas visam garantir a segurança do local e de todas as pessoas que o frequentam.

O que deve ser feito no laudo técnico?

Afim de extrair o maior volume de informações possíveis, as vistorias realizadas incluem:

  • Testes;
  • Registros fotográficos;
  • Anotações de informações.

O laudo técnico é exigido por diversas instâncias, como o Corpo de Bombeiros, o Ministério do Trabalho e a Prefeitura Municipal. Todos os órgãos envolvidos na segurança e na regularidade dos estabelecimentos exigem as inspeções e laudos.

Mas afinal: quais laudos são necessários?

Laudo de Instalações Elétricas

O Laudo de instalações elétricas é o responsável por analisar toda a instalação elétrica da edificação. O documento é emitido após a realização de vistoria e teste dos componentes do sistema. Veja a seguir as avaliações realizadas por esse laudo:

  • Levantamento de carga e componentes de cada painel;
  • Inspeção dos quadros de distribuição com câmera térmica – termografia;
  • Inspeção das instalações elétricas e mapeamento dos circuitos elétricos;
  • Medição das grandezas elétricas em pontos aplicáveis.

Recomenda-se realizar o Laudo de instalações elétricas a cada 12 meses.

Laudo de Instalações Preventivas Contra Incêndio

O Laudo de Instalações Preventivas Contra Incêndio – ou Laudo PPCI – visa garantir a segurança em casos de incêndio. São realizadas inspeções visuais da iluminação e sinalização de emergência, bem como os detectores de incêndio e alarmes. A disposição dos componentes também é vistoriada.

Os testes em iluminações e sinalizações de emergência devem ser feitos a cada 6 meses. A vistoria do sistema completo tem validade de 3 anos para ambientes que há aglomeração de pessoas.

Clique aqui e entenda a importância da sinalização de emergência

Adeque sua edificação à legislação!

Manter as inspeções e laudos em dia é garantir segurança. A Rodrigues Projetos é especialista em Projetos Elétricos e Projetos Contra Incêndio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *