Exigências do Corpo de Bombeiros para condomínios

Posted on

Infelizmente os incêndios são comuns à realidade brasileira, mas seguir as exigências do corpo de bombeiros pode evitar grande parte dessas tragédias

O Brasil ocupa a 3° colocação no preocupante pódio de mortes em incêndios. As ocorrências de incêndios por aqui são frequentes e quase todas ocorrem em virtude do descumprimento às exigências do Corpo de Bombeiros. Mas esse cenário pode ser mudado pela prevenção e o respeito às orientações do órgão, que garantem a segurança das edificações.

É de responsabilidade do síndico garantir o bom funcionamento dos dispositivos de segurança contra incêndio, bem como a adequação aos prazos de validade. O síndico pode ser, inclusive, responsabilizado pelas mortes em incêndios caso as exigências do Corpo de Bombeiros não estejam sendo respeitadas.

Sistema contra incêndio é uma das exigências do Corpo de Bombeiros

Os equipamentos que compõem o sistema contra incêndio são de suma importância caso ocorram acidentes. Atualmente são disponibilizados, no mercado, uma grande variedade de dispositivos de prevenção e controle do fogo. A legislação vigente determina que parte deles estejam instalados nas áreas comuns dos condomínios.

A instalação inclui escadas e luzes de emergência, portas corta-fogo e extintores. Com o avanço tecnológico é possível investir em sistemas contra incêndio cada vez mais inteligentes e seguros.

Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros

O Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros, AVCB, é o documento que atesta a regularização do condomínio junto ao órgão. O documento só é emitido se a edificação possuir todos os equipamentos de segurança em perfeito estado de conservação.

A adequação da edificação às determinações do Corpo de Bombeiros não só evita penalidades, como oferece mais segurança aos moradores. Por esse motivo, não deixe para depois: garanta a adequação do condomínio às exigências do Corpo de Bombeiros. Conte com a Rodrigues Projetos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *