Acidentes com fogo podem causar prejuízos para as dependências da instituição e danos irreparáveis para os professores
Um projeto contra incêndios garante soluções inteligentes para agir em caso de acidentes. Os danos são inestimáveis, podendo trazer ferimentos graves, mortes, prejuízos ambientais e a paralisação da atividade empresarial. Ou seja, expor-se aos riscos sem contar com uma proteção efetiva é colocar a empresa em cheque. Por isso a segurança contra incêndios precisa ter valor reconhecido.
Com uma rotina corrida, onde as muitas obrigações da segurança do trabalho aparecem, é necessário concentrar esforços para não deixar de lado o investimento em temas elementares.
Leia também:
- Projeto elétrico e sua importância antes da instalação
- Qual a diferença entre líquido inflamável e combustível?
Multas e penalidades
Além de se expor aos riscos dos incêndios, a empresa que não estiver de acordo com a regulamentação vigente estão sujeitas a multas e até interdições. Para as indústrias, as normas e obrigações estão previstas na NR 23.
Além das Normas Regulamentadoras, existem outras leis que controlam a segurança contra incêndio. Essas demais regulamentações existem a nível estadual e até municipal. Por essas variações, muitas empresas investem em treinamentos de equipes especializadas, que adequarão a segurança da empresa as normas do estado e/ou município.
Como funciona a prevenção?
Cada edificação demanda um tipo de projeto de prevenção. Nas indústrias, por exemplo, os especialistas responsáveis pelo projeto consideram o cenário e a rotina dos trabalhadores que ali circulam.
Há diversas causas para incêndios em empresas, por isso o trabalho deve ser realizado com cautela e atenção. O superaquecimento de equipamentos e fiações expostas são uns dos principais motins dos acidentes em questão.
A proteção garante o patrimônio
É importante perceber a proteção contra incêndios como um investimento e não apenas como uma exigência legal. Expor a instituição a riscos como esses é contribuir negativamente para o patrimônio e seus contribuintes. Muitos líderes acreditam que a proteção possui um valor alto, mas as perdas são muito maiores.
Além de resguardar a empresa, o espaço físico e seu patrimônio material, o projeto garantirá o cumprimento com as normas trabalhistas, evitando processos e demais complicações.
A proteção garante a vida!
Algo que não tem preço é a vida do corpo de trabalho da empresa. O investimento e a adequação a ferramentas de prevenção prepara o corpo da empresa para agir em casos de necessidade e ninguém se ferir.
Antes da chegada do Corpo de Bombeiros, a Brigada de Incêndio desempenha um relevante papel no controle das chamas. Saiba mais sobre esse grupo clicando aqui.
Garanta efetividade na produção
Evite que acidentes impactem na efetividade produtiva da empresa. Mesmo em pequenas proporções, ocorrências como esta podem comprometer a linha produtiva.
As empresas que investem em segurança contra incêndios têm excelentes benefícios e minimizam os atrasos nas atividades operacionais.
Como você pode perceber, quando o assunto é a segurança contra incêndios, cumprir as normas regulamentadoras e a lei ajuda em muitas outras áreas. Além disso, esses planos preventivos vão impedir acidentes, indicar equipamentos de qualidade e identificar todas as ameaças possíveis.