Tipos de iluminação em um projeto luminotécnico

Posted on

O projeto luminotécnico é necessário para planejar as luzes do ambiente com melhor aproveitamento, utilizando diferentes tipos de iluminação

Todos os itens contidos no projeto luminotécnico objetivam complementar a incidência de luz natural, a fim de garantir mais conforto e suprir todas as necessidades do ambiente em questão. O investimento em um projeto de iluminação é necessário para poupar gastos excessivos e tornar todo o sistema mais eficiente através dos diferentes tipos de iluminação.

Conheça a seguir os tipos de iluminação contidos em um projeto luminotécnico, quais são suas características e aplicações.

Projeto luminotécnico: Iluminação difusa

A iluminação difusa é o tipo mais adotado no projeto de iluminação. Ela caracteriza-se pela iluminação posicionada no centro do ambiente, iluminando de forma uniforme todo o espaço.

A iluminação difusa é frequentemente adotada em ambientes que é necessário mais conforto visual, como quartos e salas de estar. Ela pode ser adotada juntamente à iluminações pontuais e cênicas.

Tipos de iluminação: iluminação direta

A iluminação direta, como o próprio nome indica, é utilizada para concentrar o foco da luz sob um objeto ou canto específico do ambiente. Esse é o recurso mais adequado para destacar itens de decoração, por exemplo.

A iluminação direta pode contar com:

  • Abajures;
  • Luminárias;
  • Spots.

Iluminação indireta

A iluminação indireta é a alternativa que torna o ambiente mais aconchegante. Por isso, é comumente instalada em gessos e em tom de meia luz. O que fica visível é apenas a incidência da luz de forma tímida.

Invista num projeto luminotécnico para sua casa! Esse planejamento é essencial para valorizar a decoração e aproveitar todas as possibilidades do seu ambiente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *